Tratamento de maciços para execução de túneis
A Construção de obras subterrâneas, principalmente em áreas urbanas, sobretudo em médias e grandes cidades,
tem sido adotada como solução aos problemas de adensamento populacional e disputa pelo uso do solo. A engenharia de túneis brasileira tem tido um enorme
desenvolvimento nos últimos 10 anos, notadamente o método N.A.T.M. (New Austrian Tunnelling Method), mediante escavações parcializadas e revestimento de
concreto projetado associado a cambotas e telas metálicas soldadas.
Entende-se por "tratamento dos maciços de solos" todo e qualquer serviço que tenha por finalidade estabilizar o solo para evitar rupturas, reduzir a
valores admissíveis as deformações e os recalques do maciço durante a escavação ou em função do adensamento do solo mole, bem como dar estanqueidade
ao maciço, reduzir sua permeabilidade e as pressões hidrodinâmicas. Existem váris métodos de tratamento do solo, entretanto temos direcionado a atuação
no sentido de desenvolver e aplicar os seguintes métodos:
- Colunas de solo-cimento moldadas "in loco" pela tecnologia do "jet grouting";
- Drenos sub-horizontais profundos (DHP's);
- Estruturação do maciço por inclusões rígidas (Enfilagem);
- Agulhamento da frente de escavação.