Tratamento de maciços para execução de túneis
A Construção de obras subterrâneas, principalmente em áreas urbanas, sobretudo em médias e grandes cidades,
tem sido adotada como solução aos problemas de adensamento populacional e disputa pelo uso do solo. A engenharia de túneis brasileira tem tido um enorme
desenvolvimento nos últimos 10 anos, notadamente o método N.A.T.M. (New Austrian Tunnelling Method), mediante escavações parcializadas e revestimento de
concreto projetado associado a cambotas e telas metálicas soldadas.
Entende-se por "tratamento dos maciços de solos" todo e qualquer serviço que tenha por finalidade estabilizar o solo para evitar rupturas, reduzir a
valores admissíveis as deformações e os recalques do maciço durante a escavação ou em função do adensamento do solo mole, bem como dar estanqueidade
ao maciço, reduzir sua permeabilidade e as pressões hidrodinâmicas. Existem váris métodos de tratamento do solo, entretanto temos direcionado a atuação
no sentido de desenvolver e aplicar os seguintes métodos:
- Colunas de solo-cimento moldadas "in loco" pela tecnologia do "jet grouting";
- Drenos sub-horizontais profundos (DHP's);
- Estruturação do maciço por inclusões rígidas (Enfilagem);
- Agulhamento da frente de escavação.
Metodologia executiva - CCPH

Estacas escavadas
Paredes diafragma
Estacas barrete
Estacas hélice contínua
Estacas raiz
Jet grouting
Geotecnia ambiental
Melhoramentos de solos
Mistura de solo in situ (CSM)
Hidrofresa
Tirantes
Tratamento maciços
Provas de carga estáticas
En













